O Correios disse que a etiqueta expirou. E agora?

Modificado em Qui, 7 Ago na (o) 1:07 PM

Por que uma etiqueta expira?


Quando um pacote não é postado dentro do prazo estabelecido pelos Correios, a etiqueta gerada pode expirar — e isso impede que o pacote seja despachado.


Os Correios têm um prazo médio de 15 dias de validade após a emissão da etiqueta. Se o pacote não for enviado dentro desse período, a etiqueta deixa de ser válida. Isso costuma acontecer quando:


  • O pedido é liberado no sistema, mas ainda não há estoque disponível para separação e envio.

  • Quando se trabalha com pré-vendas, emitindo etiquetas com muita antecedência.

  • O pedido é emitido e fica parado por muitos dias antes de ser processado.


Importante: A Enviagora não consegue monitorar a validade de cada etiqueta. Por isso, se um pedido for enviado com etiqueta expirada, os Correios não irão despachar o pacote.


O que recomendamos:

  • Evite gerar etiquetas com antecedência, principalmente se o produto ainda não estiver disponível no galpão.

  • Libere pedidos para envio apenas quando houver estoque para garantir o despacho dentro do prazo.

  • Monitore os prazos de envio no seu sistema, especialmente se trabalhar com pedidos sob demanda ou pré-venda.


E se a etiqueta já expirou, as opções são:

  1. Se você tem contrato direto com os Correios: Entre em contato com sua agência responsável e informe que os pacotes estão com etiquetas expiradas. Dependendo do caso, os próprios Correios podem reetiquetar os pacotes.

  2. Se os Correios recusarem a postagem: Eles podem devolver os pacotes para a Enviagora. Quando isso acontece, o nosso time reetiqueta e envia novamente.


Atenção: Esse processo pode gerar custos adicionais, além de impactar no prazo de entrega e na experiência do seu cliente final.



A etiqueta de transporte expira com a transportadora?


Sim, a etiqueta de transporte também pode expirar com transportadoras — principalmente quando o pacote fica parado por mais de 30 dias após a emissão da etiqueta.


O que acontece quando a etiqueta expira?


A tratativa depende da política de cada transportadora, mas geralmente existem dois caminhos:

  1. A transportadora emite uma nova etiqueta para o envio do pacote.

  2. O pacote é devolvido para a Enviagora ou para o remetente, para que uma nova etiqueta seja aplicada.


O que recomendamos:

  • Fique atento ao prazo de envio após a emissão da etiqueta.

  • Evite deixar pedidos parados por muito tempo.

  • Tenha um canal direto com a sua transportadora para alinhamento sobre esse tipo de situação.


Importante: A Enviagora não interfere nas políticas e prazos das transportadoras. Por isso, é essencial que cada cliente tenha um contato ativo com sua transportadora para resolver esses casos com agilidade.

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