Como corrigir uma Nota Fiscal com erro no ERP

Modificado em Seg, 1 Set na (o) 12:59 PM

Quando uma Nota Fiscal (NF) aparece com erro no painel de Integrações do WMS, a correção precisa ser feita no seu ERP (que é quem emite a NF). Depois de corrigir e reautorizar a nota, você sincroniza novamente no WMS para liberar o fluxo do pedido. 


Passo a passo (visão geral)


Ao abrir o seu ERP você já pode se deparar com algum aviso geral de problema, caso esteja com problema na emissão de NF, exemplo:

 


Localize a NF no ERP
Acesse o módulo de Notas Fiscais do seu ERP e pesquise pela NF (número ou chave):
 

Ao buscar a NF já conseguimos ver que o status está pendente e que tem algo de errado:


Leia a mensagem de erro exibida pelo ERP
O ERP normalmente mostra o motivo (ex.: rejeição da SEFAZ, CFOP incorreto, NCM faltando, destinatário com IE inválida, duplicidade de chave, etc.).

Corrija os dados indicados
Ajuste exatamente os campos apontados no erro (ex.: CFOP/NCM, dados do emitente/destinatário, numeração/série, valores, CST/CSOSN, CEST, endereço, etc.).


O ERP sempre vai direcionar onde deve ser feito o ajuste:


Reenvie a NF até obter o status Autorizada no ERP.


Sincronize novamente no WMS
Volte ao Painel > Pedidos de integração no WMS e use a ação de Sincronizar/Priorizar para atualizar o pedido com a NF corrigida.

  • Se o pedido ficou muito tempo em erro e não sincronizar, arquive o registro com erro e gere um novo pedido (recomendamos clonar no ERP para agilizar) e integre novamente.


Erros comuns e como tratar

  • NF rejeitada pela SEFAZ: Corrija conforme o código/mensagem de rejeição (ex.: CFOP incompatível, NCM/CEST ausente, IE inválida, endereço incompleto, divergência de totais) e reautorize no ERP. Em seguida, sincronize no WMS.

  • NF cancelada: Não é possível reaproveitar. Gere um novo pedido (ou clone o pedido no ERP), emita nova NF e integre novamente ao WMS.

  • Chave da NFe já utilizada (duplicidade): Verifique se o pedido original já está no WMS. O registro duplicado deve ser arquivado.

  • Dados do produto incompletos/inconsistentes: Ajuste no ERP campos como NCM/CFOP/CEST/tributação. Reautorize e sincronize.

  • Divergência de valores: Garanta que soma dos itens, frete, descontos e totais estejam coerentes. Reautorize e sincronize.


E se, mesmo corrigindo, o WMS não atualizar?

  • Use Sincronizar/Priorizar no painel de Integrações.

  • Se persistir, arquive o pedido com erro no WMS e gere um novo no ERP (preferencialmente clonando)


Pronto. Seguindo estes passos, a NF fica regularizada no ERP, o pedido volta a integrar no WMS e o processamento logístico segue normalmente.




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo