O envio da primeira carga marca o início da sua operação logística com a Enviagora. Essa etapa de transição — do onboarding para a operação recorrente — exige atenção a alguns pontos essenciais para garantir que tudo ocorra de forma fluida e organizada.
A seguir, você confere o passo a passo e as boas práticas para garantir que o recebimento da sua carga seja feito corretamente.
Envio da nota fiscal e XML para a Enviagora: Antes do envio físico da carga, é necessário encaminhar a nota fiscal e o arquivo XML para o time de onboarding da Enviagora. Nós realizamos a importação dessas informações no sistema para garantir o acompanhamento correto da sua carga desde o momento da chegada.
Não esqueça que o motorista também precisa da Nota Fiscal para andar com a carga no caminhão!Comunicação da data prevista de entrega: Nos avise com antecedência sobre a data prevista para a chegada da carga ao nosso centro de distribuição. Esse aviso é fundamental — especialmente em casos de volume alto — para que possamos preparar nossa equipe e garantir um processo de conferência sem atrasos.
Conferência e recebimento no CD: Quando a carga chega, nosso time realiza a conferência com base na nota fiscal enviada. Cada item é contado individualmente e divergências, se houver, são registradas e disponibilizadas em seu portal. Essa conferência faz parte do processo de recebimento, que é finalizado com o endereçamento dos produtos no estoque.
O prazo para conferência e endereçamento da primeira carga é de até 7 dias corridosOrganização e endereçamento: Após a conferência, os produtos são devidamente alocados nas posições de estoque. A organização correta desde o envio contribui diretamente para um fluxo logístico eficiente.
Boas práticas para a sua primeira carga:
Combine com seu fornecedor para que o código do produto na nota fiscal seja o mesmo que o SKU cadastrado. Isso facilita a integração entre ERP, plataforma de vendas e sistema logístico.
Garanta que os SKUs estejam descritos corretamente na nota fiscal (evite nomes genéricos ou apenas CFOP).
Exemplo prático, correto:
Organize as caixas com separadores internos, se necessário, para proteger os produtos e facilitar a contagem.

Utilize etiquetas externas legíveis nas caixas, com identificação compatível com o conteúdo interno.
Os produtos devem estar corretamente identificados com SKU, lote, validade e código DUN (quando aplicável).
A carga deve estar pronta para transporte: bem protegida, empilhável e com fechamento adequado.
Se for mandar paletizado, é importante que as caixas do mesmo palete sejam do mesmo SKU

Após o recebimento da primeira carga e finalização do onboarding, você passará a utilizar o sistema normalmente para importar notas e acompanhar sua operação de forma autônoma.
Veja também mais detalhes de como funciona o processo de recebimento na Enviagora.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo